Valentin Rosso
Nome Completo:   Valentin Rosso
Partido:   Sem Partido
Telefone:  
E-mail:  
Homepage:  
Número do Gabinete:  
Biografia:  
Um dos vereadores mais votados nas eleições de 1958, Valentin Rosso foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço do Oeste. Foi vereador eleito pela comunidade de São Valentin, hoje Presidente Juscelino, onde dirigiu a comunidade por muitos anos.
Valentin Rosso nasceu na cidade de Criciúma – SC.
Valentin Rosso chegou a São Lourenço no dia 29 de Julho de 1949. Sua mudança foi transportada por um caminhão Chevrolet Gigante, ano 1946, fretado por Abel Guidini, que trouxe também Joaquim Fontana e sua esposa Maria Rosso Fontana.
O caminhão vinha carregado de mantimentos e muitos quadros de santos, entre os quais o de São Valentin, mais tarde doado à Capela São Valentin, hoje Distrito Presidente Juscelino.
Valentin Rosso foi o primeiro moinheiro do lugar. Em 1950 ele construiu um moinho de farinha de polenta na localidade de Macaco, hoje denominada Santo Antonio, considerado na época um grande marco de progresso.
Ao chegar na “Sede Bracatinga”, Valentin Rosso e seus companheiros de viagem se instalaram no barracão da Empresa Colonizadora Saudades, onde já estavam acampados Ernesto Beuter, Artur Follmann, João Lazzarotto, Paulo Libardoni e outros.
Em 1952 trocou sua casa com Guilherme Hack por um caminhão ano 46, transferindo-se para Presidente Juscelino, onde instalou uma serraria em sociedade com José Garcia da Rosa, a primeira do lugar.
Dentre várias atividades destacou-se como Escrivão de Paz em Santa Lúcia, interior de Novo Horizonte e Oficial de Justiça da Comarca de São Lourenço do Oeste, durante 15 anos.
Valentin Rosso faleceu em 16 de julho de 1984, com 67 anos de idade, em São Lourenço do Oeste.
Foi homenageado com nome da Rua Vereador Rosso no Distrito de Presidente Juscelino, pela Resolução nº 10, de 20 de novembro de 1962.
Em 15 de junho de 1996 foi-lhe concedida homenagem póstuma, através do decreto legislativo nº 388/1996.