Idio Pazini Bastezini
Nome Completo:   Idio Pazini Bastezini
Partido:   Sem Partido
Telefone:  
E-mail:  
Homepage:  
Número do Gabinete:  
Biografia:  
VEREADOR TITULAR – 2ª LEGISLATURA 1963 - 1966
Comerciante, agricultor e granjeiro, Idiso Pazini Bastezini nasceu em 29 de agosto de 1929, na cidade de Encantado – RS. Filho de Antonio Bastezini e Josefina Pazini Bastezini, ambos falecidos.
Ele tinha oito irmãos: Pedro, Armelindo, Luizildo, Domingo, Ivo, Etelvina, Maria e Adelina. Casado com Tereza Amélia Coradi Bastezini, Idio teve três filhos: Jovilde Machieski, casada com Domingos Machieski; Deolino, casado com Delmira Zamboni Bastezini e Cecília Zamboni, casada com Gomercindo Zamboni.
Aos 27 anos de idade, Idio chegou a São Lourenço do Oeste, no ano de 1956, se instalando na atual Linha Taquari. Por longos anos dedicou-se à agricultura, ele conheceu perfeitamente os problemas enfrentados no campo, tendo sido sempre um defensor dos interesses da classe rural.
Pertenceu as fileiras da extinta União Democrática Nacional (UDN), partido que foi uma das três grandes forças do passado político. Membro influente do partido, Idio fez parte do diretório da UDN e sob sua legenda, concorreu às eleições de 1963, como candidato a vereador. Com 62 votos, Idio Pazini Bastezini assumiu pela primeira vez a cadeira de vereador, no dia 05 de fevereiro de 1963, sendo eleito, presidente da Câmara de Vereadores.
No ano de 1965, Idio voltou como presidente. Durante seu mandato, foi um defensor intransigente dos interesses do município e das reivindicações da comunidade. Aprovou todas as medidas que se dirigissem a esses objetivos, sem se preocupar com suas origens e diferenças partidárias.
Candidato à reeleição nas eleições de 1966, sob a legenda emedebista, Idio Pazini Bastezini ficou suplente de sua bancada, porém não assumiu a vereança.
Em 16 de maio de 1996 foi-lhe concedida homenagem póstuma, através do Decreto Legislativo nº 388/1996.