Hermes Gabriel Ioris
Nome Completo:   Hermes Gabriel Ioris
Partido:   Sem Partido
Telefone:  
E-mail:  
Homepage:  
Número do Gabinete:  
Biografia:  
VEREADOR TITULAR – 4ª LEGISLATURA 1970 – 1972
VEREADOR SUPLENTE – 3ª LEGISLATURA 1967- 1969
Hermes Gabriel Ioris nasceu no dia 23 de março de 1959, em Erechim – RS, antigo distrito de Severiano de Almeida. Filho de Miguel Arcângelo Ioris e Pierina Guetino Ioris, tem oito irmãos, sendo eles Orlando, Rozalino, Gentil, Dario, Valdir, Maria, Camilo e Vilmar. Casado com Elvira Ioris, onde desta união conjugal tiveram seis filhos: Ivan Miguel, Ilvo Gabriel, Ibernan Isaias, Ivania Claudia, Hemerson Germano, Miguel Arcângelo.
Hermes chegou a São Lourenço do Oeste em 26 de junho de 1952, aos 12 anos de idade, instalando-se na atual esquina das Ruas Coronel Bertaso e Rui Barbosa, centro da cidade. Seu pai montou um pequeno bar (estabelecimento comercial este vindo do Rio Grande do Sul), onde se vendia cachaça, café, farinha e muito querosene, pois na época não tinha luz.
Para chegar até a cidade mais próxima, Pato Branco – Pr, Hermes e sua família se deslocavam com um Jipe 51, carro da época. Eles percorriam muitos quilômetros por um “carreiro” cercado de mato, sem cascalhamento, o que complicava ainda mais quando chovia.
Quando a família Ioris chegou a São Lourenço, já havia a família Libardoni e Sutilli, além de alguns estabelecimentos comerciais, como o Hotel Otavio Marcon e a Ferraria de Maximiliano Negri. Existia também o famoso “Galpão”, localizado no final da Avenida Brasil, próximo à Parati, onde hospedavam os imigrantes vindos do Rio Grande do Sul.
Seu pai, Miguel Arcângelo Ioris, tinha na época um Caminhão Ford 57 que servia para puxar as pedras do alicerce da atual Igreja Matriz. “Eu e meu pai participamos ativamente na construção da Igreja durante dois anos e sempre estávamos presentes nas festas da Igreja”, comenta Hermes.
Em 1970, Hermes Gabriel Ioris foi eleito vereador com 485 votos e atuou até o ano de 1972, no partido da antiga ARENA (Aliança Renovadora Nacional). Em 1972, 1976 e 1982, foi candidato a prefeito pelo mesmo partido, mas sem sucesso, sendo que em 1982 perdeu as eleições por uma pequena diferença de 60 votos. Em 1997, se lançou novamente candidato a vereador pelo PPB (Partido Progressista Brasileiro), se elegendo com 400 votos.
Hermes também foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) durante cinco anos.
Durante os anos de sua atuação como vereador, Hermes se destacou na legislatura 1997/200, onde colaborou com a transferência da Câmara Municipal de Vereadores, que se encontrava numa sala pequena da Prefeitura, para um amplo espaço, tomando totalmente o andar superior do Banco do Brasil, que na época foi alugado e adquirido na legislatura seguinte, como sede própria.